Exames Online ACESSAR
Facebook Instagram

Blog

17/04/2023

Protocolo Fobia DiRad

Protocolo específico auxilia paciente a superar a fobia durante o exame de ressonância magnética

O medo de lugares fechados é algo que aflige muitas pessoas. Muitas vezes a reação involuntária aparece no momento da realização de um exame, por exemplo. É o que acontece com alguns pacientes quando se deparam com o equipamento de ressonância magnética. Nesse momento, contar com o suporte de uma equipe humanizada e prepara faz toda a diferença para o conforto do paciente, que pode escolher dar prosseguimento no exame com ou sem o uso da sedação.

O protocolo para pacientes com fobia implantado pela DiRad é composto por um formulário que mapeia históricos de saúde do paciente que possam impedi-lo de fazer uso de medicação sedativa para realizar o exame. Antes, porém, a equipe conversa com o paciente, no sentido de orientá-lo sobre as etapas do procedimento e, caso necessário, oferece um ansiolítico que o ajudará a relaxar durante o exame.

Aqueles pacientes, que mesmo após a aplicação do protocolo sinalizam o interesse, seguem com a sedação com acompanhamento de médico anestesista. Há, ainda, os casos em que o paciente já sabe que não consegue realizar o exame por fobia, sendo conduzido ao anestesista para a sedação.

Na DiRad, em Maceió, após a implantação do protocolo, houve uma redução na quantidade de pacientes que recorreram ao uso de sedação para a realização do procedimento.

Aliado no diagnóstico – O exame de ressonância magnética é um dos mais avançados quando se trata de diagnóstico por imagem. O procedimento ajuda a identificar enfermidades em diferentes partes do corpo, sendo um aliado na prevenção e no controle de doenças.

Durante a realização do exame, forma-se um campo magnético por meio de ondas de radiofreqüência que mapeiam as imagens do corpo e transmitem a um computador, que produz imagens em alta resolução. A depender da região do corpo examinada, o procedimento dura entre 15 minutos a duas horas. Durante esse tempo o paciente permanece deitado em uma maca sem poder se mexer para uma melhor captura das imagens.

Serviço especializado de radiologia 24 horas – A DiRad realiza exames de tomografia e ressonância em Maceió 24h por dia e funciona todos os dias da semana.

Endereço:

Unidade Maceió - AL

Rua Hugo Corrêa Paes, 253

(dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos)

Gruta de Lourdes - Maceió/ALCEP: 57052-827

 

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 07h às 22h30 │ Sábado: 07h às 18h30 │ Domingo:  08h às 17h30.



Telefone: (82) 3194-3250 │WhatsApp (82) 3194-3250

Dr. Gustavo de F. Ferreira

Diretor Técnico

CRM-AL CRM/AL 9400 | RQE 4983

Dr. Thiago Costa de Almeida

Diretor Técnico

CRM-AL 5331 / RQE 3043

whatsapp